Revista de moda – Eusoubonito.pt

Remédios caseiros para imperfeições e pontos negros

Embora as imperfeições na pele sejam normalmente um problema dos adolescentes, esta condição desagradável também afeta muitas vezes os adultos. As borbulhas tendem a aparecer no rosto, na linha do pescoço e nas costas, independentemente do tipo de pele. Para resolver este problema, precisa de alguns ou de uma dúzia (ou até mais) de dias. Nunca as esprema sozinha, porque pode provocar outras erupções. Em vez disso, utilize pastas caseiras, pomadas e tónicos que aceleram o processo de cura das borbulhas e previnem as cicatrizes e as descolorações. Por sua vez, os pontos negros são uma mistura de sebo com pele córnea que bloqueia a abertura dos poros da pele. Os pontos negros formam rapidamente superinfeções causadas por bactérias, que resultam no aparecimento de borbulhas. Conheça as receitas caseiras de remédios para imperfeições e pontos negros.

Métodos caseiros para eliminar borbulhas

Pasta com mel e canela

Para preparar esta pasta, terá de combinar mel e canela. Assim que obtiver uma pasta espessa, aplique a máscara como um tratamento local – apenas sobre as borbulas e deixe atuar durante a noite. A canela e o mel são famosos pelos seus efeitos antibacterianos, que irão impedir o desenvolvimento da borbulha. Quando acordar, a pele irá absorver a máscara completamente, e a borbulha irá diminuir significativamente. Repita este tratamento durante várias noites até que desapareça por completo.

Selo de alho

O alho contém zinco e enxofre com propriedades antibacterianas e de limpeza. Descasque o dente de alho e coloque-o na área inflamada por um quarto de hora, depois lave bem o rosto. Repita várias vezes esta ação e irá rapidamente eliminar estas imperfeições.

Pasta de tomate

Os tomates contêm licopeno (que combate o acne) e ácidos com um forte efeito de secagem. Para preparar uma pasta de tomate, amasse o vegetal com um garfo, aplique a pasta resultante nas áreas problemáticas e lave com água passados 15 minutos.

Máscara de açafrão e óleo de coco

O açafrão possui um forte efeito antibacteriano e de clareamento. Por esse motivo, misture com óleo de coco e aplique-o na área afetada. Essa máscara irá inibir o desenvolvimento da borbulha.

Sumo cítrico

O ácido contido nos citrinos cura efetivamente as borbulhas novas. Esprema um pouco de sumo de qualquer citrino, e, usando um cotonete, aplique-o na borbulha. Não cubra todo o rosto porque pode ter um efeito de secagem muito forte.

Pasta de dentes

Utilize uma pasta dentífrica branca em vez de um gel colorido. Este produto contém substâncias com propriedades de secagem de borbulhas.

Bicarbonato de sódio

Misture uma pitada de bicarbonato de sódio com alguns mililitros de água para obter uma consistência espessa, em seguida, aplique na borbulha durante 30 minutos. Durante este tempo, o bicarbonato irá limpar e secar a área de formação de borbulhas e, assim, acelerar a sua cicatrização. O bicarbonato possui um efeito muito forte, pelo que não deve ser utilizado mais de uma vez.

Remédios caseiros para pontos negros

Óleo de pinho

É um produto barato que pode ser comprado na farmácia. Deve ser misturado com petróleo ou querosene na proporção de 10 ml de óleo e 40 ml de querosene. Em seguida, aplique-o num disco de algodão e limpe suavemente o rosto com ele. Algumas mulheres podem reagir mal ao odor desta substância irritante, por isso, durante a rotina noturna de cuidados com o rosto, convém lavar o rosto com água morna e aplicar um creme hidratante suave. Também pode utilizar o óleo para preparar uma sauna a vapor em casa para o rosto. Para tal, basta colocar 10-15 ml de óleo numa tigela com água quente e manter a cabeça coberta com uma toalha sobre os vapores por cerca de 10 minutos.

Tónico de aspirina

Esfolia a pele e limpa os poros e, como resultado, remove os pontos negros. Para preparar este remédio, basta dissolver cerca de 15 comprimidos de aspirina em 100 ml de água. Para uma ótima consistência e efeito antibacteriano adicional, pode adicionar um pouco de glicerina ou óleo de pinho. Mantenha o tónico no frigorífico durante 2 semanas e limpe o rosto com este produto diariamente.

Esfoliante de leite e arroz

Para preparar este esfoliante, verta o leite sobre o arroz, deixe ficar durante algumas horas e triture. Utilize a polpa homogénea resultante para limpar o rosto, fazendo movimentos suaves. Em seguida, lave a pele com água morna. Esfolie à noite.

Acessórios e dispositivos que ajudam a combater pontos negros

Escovas de limpeza facial

As escovas de limpeza facial proporcionam uma esfoliação facial completa e uma massagem ao mesmo tempo. Não devem ser pressionados com muita força e, no caso de peles extremamente sensíveis, o melhor será utilizar cerdas muito suaves ou abdicar completamente delas. Além disso, estas escovas de rosto requerem uma lavagem completa e regular, caso contrário, irão tornar-se um habitat perfeito para bactérias.

Dispositivo de limpeza de poros

Vale a pena experimentar aparelhos elétricos que aspiram o conteúdo dos poros. Para utilizar estes dispositivos, humedeça a pele com o vapor de água produzido pelo produto de limpeza e, em seguida, mova-a pela pele. Em seguida, lave o rosto e aplique um creme hidratante. Estes tipos de dispositivos não são a melhor solução para peles capilares e muito sensível, pois podem causar hematomas.

Como apoiar a batalha contra os pontos negros?

Para ajudar a combater os pontos negros, evite sabonete, bem como cosméticos com ingredientes que ressecam e irritam a pele, como mentol e álcool. Todas essas substâncias podem provocar a descamação da pele e, consequentemente, obstruir os poros com células epidérmicas mortas. Além disso, evite utilizar cremes espessos, a menos que realmente precise deles. Adicionalmente, esfolie a pele com regularidade utilizando um creme ou líquido contendo ácido salicílico (BHA) que irá ajudá-lo a eliminar as células mortas. Além disso, este ingrediente penetra nos poros e, como resultado, melhora a sua forma e permite que o sebo saia através da superfície da pele.

É também boa ideia visitar um dermatologista. Um creme retinóide prescrito normaliza a produção celular e melhora o funcionamento dos poros. Nada impede que experimente tratamentos de embelezamento e condicionamento no salão de beleza. Peelings químicos, microdermoabrasão e esfoliação a laser são os mais recomendados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *