A pele em redor dos olhos é muito fina e sensível, e desidrata muito rápido devido à falta de uma camada lipídica. Não admira que apareçam as primeiras rugas sob os olhos. Como cuidar da pele nesta zona do rosto? Fique a conhecer os melhores remédios para os maiores problemas da pele em redor dos olhos – rugas, olheiras e manchas escuras.
Remoção correta da maquilhagem
Se a maquilhagem for removida de forma imprecisa ou não for removida de todo, é provável que sinta irritação ocular (pálpebra, conjuntiva), além de que a pele terá dificuldade em autorregenerar. Para remover a maquilhagem da forma correta, humedeça um disco de algodão com desmaquilhante, pressione contra a pálpebra, segure durante alguns segundos e mova-a suavemente do canto interior para o exterior do olho. Repita até que o disco seguinte permeneça limpo. Está disponível uma vasta gama de desmaquilhantes – água micelar, desmaquilhante bifásico, produtos à base de óleo.
Hidratação ótima da pele em torno dos olhos
Depois de remover a maquilhagem completamente, é hora de passar à hidratação da zona dos olhos. Deve utilizar produtos concebidos para esta zona do rosto. É importante, pois os produtos para os olhos têm uma consistência invulgarmente leve, são fáceis de aplicar e apresentam rápida absorção. Além disso, não contêm substâncias perfumadas que causam reações alérgicas na pele sensível dos olhos. Em vez disso, são ricos em vitaminas e extratos vegetais que asseguram ouma hidratação a longo prazo, melhoram o fluxo sanguíneo, estimulam a produção de colagénio e aliviam as irritações. Como a melhor reparação da pele acontece à noite, pode deixar-se levar e aplicar uma camada espessa de creme antes de dormir, como uma máscara intensamente hidratante e nutritiva. Aplique o creme, dando pequenas palmadas com a ponta dos dedos. Sempre que aplicar um produto para os olhos, evite esticar a pele.
Remédios para olheiras e manchas escuras
As manchas escuras sob os olhos são geralmente genéticas e são a consequência de um fluxo sanguíneo deficiente ou de uma produção excessiva de melanina (pigmento cutâneo). Por outro lado, o inchaço resulta normalmente de uma função renal inadequada.
Para remediar estes problemas, utilize os cosméticos adequados, ou seja, cremes ricos em vitamina C e K, cafeína ou arnica, castanha, extracto de ginkgo ou Euphrasia. Estes produtos melhoram a microcirculação, conferem firmeza e estreitam os vasos sanguíneos. Como resultado, as manchas escuras ficam mais claras e previne as olheiras. Não desanime pela falta de efeitos instantâneos – esta terapia anti-inchaço demora algumas semanas a começar a funcionar.